6 passos para acertar na contratação da mão de obra da sua reforma ou construção
Sejamos sinceros, contratar a mão de obra para construir ou reformar não é tarefa fácil.
Antes de mais nada, é preciso garantir a escolha de profissionais qualificados, mas também que tenham perfis adequados para realizarem trabalhos em equipe e cumprindo prazos.
No entanto, mesmo não sendo uma tarefa simples, é possível conseguir bons profissionais da construção civil. Esse setor é um dos que mais crescem, e por isso a oferta de mão de obra é sempre variada.
Se você vai fazer uma construção ou reforma e optou por não contratar uma construtora, então a gestão da obra estará em suas mãos.
Não deixe de continuar lendo este artigo, temos dicas imperdíveis para você evitar dores de cabeça.
1 – Consulte as referências
Não abra mão de consultar o máximo de referências possível dos profissionais que você pretende contratar. Se não há tanto tempo hábil para esse processo, tente fazê-lo mesmo assim, dentro da medida do possível.
Não deixe o barato sair caro, pesquise com amigos ou até mesmo profissionais que entendem do assunto. Peça indicações. Profissionais bem qualificados geralmente possuem renome dentro de área de atuação.
Se várias pessoas estiverem dizendo que alguém é bom e competente, então isso é sinal de que esse profissional merece sua confiança.
2 – Você deve ser gestor de uma equipe
A partir do momento que você opta por não contratar uma empresa especializada em construções, então é bom saber que o gestor da obra será você.
Aliás, não só da obra, mas das pessoas responsáveis por sua execução.
Portanto, faça um planejamento de dias, com prazos, quantidade de profissionais que será necessária, bem como as regras que deverão ser cumpridas por cada um deles.
Todas as informações relativas à remuneração dos contratados deverão ser respaldadas em um contrato, que deverá ser assinado por ambas as partes.
No primeiro dia da obra, deve-se promover uma conversa para esclarecer todas essas questões e também tirar dúvidas e alinhar as expectativas.
3 – Tenha um orçamento e faça um contrato
Não importa se você fará uma pequena reforma ou se vai construir uma casa do chão, é pouco provável que você consiga fazer uma boa contratação de profissionais se não recorrer a um orçamento bem feito e a um contrato bem detalhado.
Defina cláusulas de responsabilidades para ambas as partes;
Estipule multas por falta de cumprimento de prazos.
A importância do orçamento está justamente na sua função de evitar surpresas quanto aos valores que serão gastos, e, por consequência, prejuízos.
Com um orçamento, fica muito mais fácil adequar as características da sua obra à sua atual condição financeira.
4 – A segurança do trabalho é indispensável
Esse item parece ser óbvio quando se pensa em grandes construções, como a de prédios, pontes e obras industriais. No entanto, vale também para pequenas reformas domésticas.
A segurança do trabalho contribui para a anulação de riscos de todo o tipo: quedas, cortes, choques, afogamentos, escorregões. Se alguma coisa acontecer ao profissional responsável por sua obra, você terá que se responsabilizar inclusive financeiramente.
5 – Equipamentos qualificados e adequados
Aqui, existem dois pontos importantes que necessariamente refletem na qualidade do resultado final da sua reforma ou construção: a qualidade dos equipamentos e o nível de formação dos profissionais envolvidos na obra.
É importante que você possa garantir equipamentos bons para a realização do empreendimento. Dessa forma, a obra poderá ser finalizada mais rapidamente se todo o trâmite não for impedido por contratempos envolvendo a troca de ferramentas ou máquinas diversas.
No momento de fazer a seleção do profissional adequado para a realização da obra, é importante checar a experiência nessa área e também o nível de formação profissional. Esses dois fatores serão determinantes para que você possa depositar sua confiança em alguém que vai cuidar do seu imóvel.
6 – Contrato: pagar por dia ou por serviço?
Bom, as formas de pagamento podem ser diversas e você é a pessoa mais apropriada para tomar essa decisão. Mas qual a mais segura?
A forma mais comum é a diária. Mas para que essa modalidade seja segura, é importante conhecer e confiar no profissional envolvido com a obra, pois pode acontecer de as atividades serem postergadas apenas para aumentar os dias de pagamento.
Se houver receio, outra possibilidade é fechar um valor fixo por todo o serviço. Essa é uma opção interessante, pois haverá um interesse mútuo por terminar a obra dentro do prazo estabelecido inicialmente. Às vezes, por mais que o valor seja alto, talvez seja bom saber, de antemão, a totalidade do que se irá pagar.
Este texto foi útil para você? Que tal então aproveitar e conhecer ofertas incríveis de materiais de construção para já ir montando o planejamento da sua obra?
CLIQUE AQUI e conheça excelentes ofertas!