5 dicas para economizar na compra dos materiais de construção
Construir ou reformar uma casa é sempre uma tarefa complexa, pois vai demandar investimento, tempo e até uma provável mudança na rotina durante a obra.
Nem por isso deixa de ser uma atividade prazerosa. Não há nada melhor do que planejar a construção ou a reforma de um imóvel e depois acompanhar a execução desse projeto.
Dos pontos indispensáveis aqui, é sempre importante saber como garantir a sustentabilidade financeira dessa empreitada: gastar o mínimo possível sem abrir mão de materiais e mão de obra que possam realmente fazer valer a pena o dinheiro investido.
Em tempos de crise, ninguém quer gastar tanto assim, mas, ao mesmo tempo, abrir mão daquela obra tão desejada há tempos tampouco é uma opção.
Listamos 5 dicas para você reformar ou construir de maneira barata, sem gastar muito dinheiro.
1 – Pesquise preços
Quanto mais você pesquisar, maiores serão suas chances de economizar. Faça cotações de preços no máximo de estabelecimentos possível. Vá atrás de promoções.
Organize as cotações feitas, pois nem sempre toda a sua lista de compras estará mais viável num mesmo estabelecimento. Algumas redes preferem focar nas promoções dos materiais brutos, outras nos acabamentos.
De toda forma, é preciso ter paciência para ir encontrando as melhores condições no meio do caminho, sempre com empenho e paciência para procurar até se sentir satisfeito.
2 – Compre a quantidade certa
A vantagem de preparar um projeto bem feito e elaborado antes mesmo de sair pesquisando preços é que você saberá de fato o que vai precisar comprar para realizar sua construção ou reforma.
Comprar a quantidade certa também é uma maneira de economizar. Se faltar alguma coisa, o complemento, adquirido posteriormente, poderá não vir dentro da promoção garantida antes. Se sobrar materiais, pode ser que eles pereçam, já que nem sempre poderão ser reaproveitados.
É possível saber a quantidade certa de cada item, desde que uma organização inteligente seja feita para isso.
Precisa de ajuda? Que tal procurar por uma loja de materiais de construção cujos profissionais também estejam dispostos a sanar todas as dúvidas do planejamento da sua construção? Pense nisso!
3 – Escolha muito bem os profissionais
Existem duas práticas indispensáveis para identificar com êxito um bom profissional da construção civil. A primeira é checar todas as referências do que ele já fez até então. A segunda é através de uma entrevista.
O primeiro passo serve muito mais para avaliar o desempenho do profissional, já a segunda, a entrevista, será mais importante para saber se você e ele estão alinhados quanto às expectativas de ambos. Isso com relação ao valor da mão de obra, mas também à maneira como o profissional pretende conduzir os serviços, os prazos, as exigências etc.
Se você preferir contratar uma construtora, não pense que sua função de fiscalização será deixada de lado. Pelo contrário, faça reuniões periódicas para verificar o andamento das atividades e certifique-se de que tudo está caminhando conforme combinado anteriormente.
4 – Negocie descontos
Além das promoções e ofertas divulgadas pelas lojas de materiais de construção, cabe ao cliente a iniciativa de conseguir descontos onde a possibilidade de uma boa oferta não necessariamente estará visível.
Uma ótima maneira de pechinchar bons preços é negociando a quantidade de materiais que serão adquiridos de uma só vez.
Que tal comprar todos os materiais num mesmo estabelecimento? Verifique a viabilidade dessa possibilidade.
5 – Faça um projeto bem detalhado
Nenhum passo na construção ou reforma deve ser dado antes de se ter um bom projeto em mãos.
Quando bem detalhado, um projeto evita surpresas desagradáveis e dentro de seu bojo já constam soluções para imprevistos que sempre podem acontecer.
Se a ideia é economizar, os projetos também contribuem, pois oferecem a quem vai construir ou reformar uma prévia do quanto será gasto, tornando possível a contabilidade de um orçamento estável e seguro.
Isso também é saber economizar.
Esse texto te ajudou com dicas que foram úteis? Quer conferir algumas ofertas e aproveitar na prática uma boa maneira de economizar na sua reforma ou construção?
Então CLIQUE AQUI e aproveite!